Jardinagem biodiversa em apartamento

jardim de ape

Uma das formas mais práticas de ter vasos disponíveis é utililizando garrafas pet cortadas ao meio. Na parte do funil é bom colocar pedrinhas para uma boa drenagem. A parte de baixo guarda a água excedente sem risco de virar criadouro de pernilongos.

Garrafas de vidro também dão vasos bonitos, mas recomendo usar apenas com plantas que não tem raizes profundas, como trapoerabas e suculentas.

vaso1

1-Lichia 2-Amendoim 3-Gengibre 4-Lambari 5-Ipomeia

vaso2

6-Jatobás brotando 7-Maracujá 8-Suculentas diversas

vaso3

9-Boldo-gambá 10-Cavalinha 11-Trapoeraba-roxa 12-Salsinha 13-Maravilha 14-Eritrina-candelabro

Em um espaço de cerca de 1,5 x 2,5m, temos atualmente cerca de 30 espécies de planta, entre comestíveis, ornamentais, medicinais e árvores. As plantas de grande porte, a medida que crescem vão sendo plantadas em espaços públicos ou presenteadas e seus vasos recebem novas sementes.

Reaproveite embalagens, quase todas podem servir para o plantio. Plante as sementes das frutas e vegetais que consome. Colete sementes e propague mudas.. quando menos esperar terá um jardim rico em cores, formas e sabores.

12 Respostas to “Jardinagem biodiversa em apartamento”

  1. legal. mto legal!
    mas hein…. vc podiam fazer as comvocações com maior antecedência, né? pq eu não entre no blog todo dia…
    é isso.
    feliz 2010 pra todos!

    • tamessativa Says:

      por mais algumas semanas ainda estaremos nos encontrando regularmente no sábado de manhã na Alameda Prudente de Morais com Padre Agostinho.
      Apareça por lá..

  2. Galera,

    Paz e bem a todos!!

    Vou fazer algumas intervenções na cidade que moro. Já escolhi alguns lugares que parecem só estarem esperando umas mudas para serem plantadas. Quero saber quais as especies indicadas para calçadas?

    Fiz uma pesquisa e pensei em plantar uns ipês…

    Grande abraço

  3. meu navegador nao quer exibir as fotos.
    tenho germinado sementes na varanda, é um trabalho bem complicado por aqui que é bastante seco quente e poluído. preciso melhorar a técnica.
    pra continuarem vivas só muita água dia a dia.
    pra plantar uso potes plásticos e baldes que funcionam como florestas de maracujás e retem um pouco de agua junto com outras plantinhas.
    mas o clima aqui é cruel.

  4. Uau, muito legal! Vou dar uma olhada nas sementes que consigo, com amigos/conhecidos que tenham plantas em casa e vou coletando garrafas pet desde já (:

  5. dá pra postar essas fotos de novo??´por algum motivo elas não aparecem.
    um abraço!

    • tamessativa Says:

      olá! vc pode dar uma olhada no album do flickr

      P1130623

      tem essas e outras
      acho q é um problema de script no teu pc, aconteceu comigo numa lan house de nao conseguir ver tambem
      abraços

  6. qual o email para contatos de vocês?

  7. olá,

    na primeira foto, o objetivo da parte de baixo da garrafa PET não é armazenar a água excedente! essa parte é o reservatório, onde deve ser feita a rega.

    para evitar desperdício de água, aparecimento de fungos, eliminação de nutrientes pela rega por cima da planta, apodrecimento da raiz, além de aumentar a produtividade e saúde das plantas em vasos, a irrigação “por baixo” ou hidrocultura é muito mais indicada.

    mais detalhes podem ser vistos neste site: http://www.insideurbangreen.org/recycled-popsoda-bottles/ (em inglês)

    []s

Deixe um comentário