Bosque de Sofia

Instalação no Bosque de Sofia

Aqui em Curitiba muitos grupos de Jardinagem Libertária estão se formando e atuando nos espaços da cidade, inserindo novos símbolos no meio da apatia cinzenta do urbanismo motorizado.

Uma das ações que estamos fazendo durante este verão é o BOSQUE DE SOFIA, em homenagem a sabedoria, deusa pagã, que nos dias de hoje, não tem muito espaço para se manifestar. Intencionalmente decidimos desenvolver as ações justamente embaixo do ‘nariz’ das autoridades, na ciclovia que margeia o quase-morto Rio Belém no Centro Cívico, bem em frente ao Palácio das Araucárias, de onde o governador expressa suas vontades.

Pau-Brasil na ciclovia do Rio Belém

Plantamos já mais de 50 árvores – jacarandás, ipês, guapuruvus, araucárias, sibipirunas, paineiras, araças, pitangas, bananeiras, um chorão, entre outras.

As mudas estão crescendo, se benificiando das chuvas do verão e atraindo os olhares curiosos, quase espantados, dos transeuntes.

Durante os plantios muita coisa legal acontece. As pessoas param, perguntam, elogiam. ‘É do governo?’, ‘É alguma ONG?’

Muita gente parou o que estava fazendo, pegou uma pá e deixou sua contribuição. A Jardinagem provoca reações. Plantamos junto abóboras, manjericões, girassóis, cosmos e outras coisas. As mudas também foram colocadas numa distância segura da ciclovia, para darem sombra mas não estragarem o calçamento com suas raízes.

A Jardinagem Libertária quer cidades calmas, tranquilas, silenciosas e deliciosamente criativas. Quer pessoas nas ruas cuidando da terra, instaurando o caos criativo, a energia criadora que ousa questionar os dogmas e imperativos do mercado, este maldito que deseja controlar tudo e todos.

A jardinagem é o elogio da liberdade e da contemplação.

Quando passar por ali, ajude a cuidar. Leve mais ervas e flores para plantar junto. Coloque uma placa, uma fita para sinalizar as pequeninas.

Viva o Bosque de Sofia!!

Goura Nataraj (souldefiance108@yahoo.com.br)

Símbolos no Bosque de Sofia

Anúncios

4 Respostas to “Bosque de Sofia”

  1. Olá, gostaria de receber as informações de locais e ações de vocês, quero efetivar minha participação e ajudar nessa iniciativa. Sou filho de agricultores e ja trabalhei com sistemas agroflorestas, educação ambiental e construções alternativas, fiz biologia e no momento estudo gestão ambiental. Minha esposa que me falou de vocês e quero dar minha contribuição…

    abraços, Julio.

  2. Rossana guimarães Says:

    Gostaria do contato do Fernando Rosenbaum , pois gostaria de fazer um artigo sobre o seu trabalho de arte urbana. Se alguém puder me colocar em contato com ele agradeço.

  3. Terrorismo Ecológico Says:

    Em homenagem a atitude de criarem um espaço verde em meio ao concreto faremos um plantio de mudas nativas em seu bosque…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: