VÂNDALO VERDE faz a denuncia

veja mais no blogue

http://vandaloverde.blogspot.com.br/

 

Curitiba inova no manejo de árvores! Agora mudas são arrancadas a “botinadas”

 

 

Olá pessoal,
 
Na semana passada o Vândalo Verde recebeu uma denúncia e foi atrás dos fatos. Antes de contar o que aconteceu, quero expor a minha sensação: mais uma vez verifiquei que o poder público nos trata como qualquer coisa, menos como cidadãos. E, além disso, descobri a receita certa para cortar uma árvore: Escolha a árvore, ligue para a Prefeitura alegando que esta árvore estraga sua vida, peça para mais uns 5 amigos ligarem e pronto, você conseguiu destruir mais uma árvore! Fácil, não?
 
Agora vamos aos fatos:
 
Uma moradora do bairro Jardim das Américas, de Curitiba, chamada Diana, 65 anos, me encontrou na Internet, conseguiu o meu contato e me ligou. Transtornada, disse que funcionários da Prefeitura de Curitiba haviam ido até a frente da sua casa e cortado grande parte da árvore Ficus que há 20 anos ela mesma havia plantado. A árvore abrigava muitos passarinhos e ninhos e com a sutileza do corte dos galhos alguns foram feridos. Com esta informação, fui até a casa da moradora para fotografar e saber mais informações.
 
Diana contou que pela manhã funcionários da Copel (Companhia Paranaense de Energia) haviam feito uma poda na árvore só para que não houvesse problemas com os fios de luz. A poda foi pequena, como sempre acontecia. Passado um tempo, a moradora ouviu um barulho de motosserra e foi verificar o que estava acontecendo.
 
Desta vez, eram os funcionários da Prefeitura que estavam cortando diversos galhos da árvore desnecessariamente, alegando que ela poderia oferecer perigo e esconder possíveis “bandidos”. Mas, como a árvore é grande, a moradora já havia colocado diversos holofotes em seu muro, de forma que o local tivesse claridade. Portanto, não havia necessidade deste corte. (Segundo os funcionários da Prefeitura, havia acontecido algumas denúncias pelo 156 – telefone da Prefeitura – com pedidos de corte da árvore. Neste caso, podemos supor que a Prefeitura não ouve aqueles que defendem o meio ambiente, somente aqueles que atacam, porque em nenhum momento eles perguntaram à moradora, que tem a árvore na frente da sua casa, se ela sentia-se “ameaçada”). 
 
Comovida com o ato de agressão, ela pedia que não cortassem aquela árvore que foi plantada por ela própria e que servia de morada para diversos pássaros, que ela alimenta diariamente. A reação dos funcionários da Prefeitura de Curitiba é de assustar e entristecer qualquer um: eles fingiam que não ouviam à senhora e, para completar, segundo ela, ficavam rindo da situação e conversando sobre outros assuntos enquanto cortavam a árvore.
 
Não contentes, os funcionários da Prefeitura cortaram diversos galhos de um Pinheiro Europeu que também foi plantado pela moradora, sem necessidade nenhuma, pois estes galhos eram baixos e não estavam oferecendo perigo algum. Para completar, com suas botinas eles arrancaram as mudas do Pinheiro que estavam em frente à arvore, arrancando do chão. Um vizinho, que teve uma árvore cortada sem necessidade pela Prefeitura, se sensibilizou e pegou as mudas do Pinheiro para plantar em sua residência.

 
 
 
Quando o Vândalo Verde chegou à casa da moradora, encontrou uma senhora extremamente triste pelo corte de suas árvores, pelo que aconteceu aos pássaros que ela cuida e pela maneira que foi tratada pelos funcionários da Prefeitura.
 
Ficam os questionamentos: Quem somos nós para o poder público, cidadãos de 2ª classe? Será que podemos nos considerar cidadãos? Nossas opiniões são ouvidas ou eles estão rindo de nós, como fizeram com esta senhora? E, por último, será que não estão faltando atitudes de nossa parte para que as coisas mudem? Acredito que sim! Somente saindo da inércia é que poderemos ver um mundo melhor, ao contrário, cada vez mais seremos vistos e tratados como qualquer coisa, menos como cidadãos.
 

Até breve!

Anúncios

6 Respostas to “VÂNDALO VERDE faz a denuncia”

  1. Obrigada por replicar nosso post!! Fique à vontade para sugerir posts para replicarmos também! Quanto mais unidos tivermos, mais força teremos na defesa do meio ambiente!

    Nosso post de hoje é sobre uma boa ação que acabou por salvar um Cedro Rosa do corte e também sobre uma opinião contrária a este não corte, pela simples justificativa de se perder vagas de estacionamento. Confira:http://vandaloverde.blogspot.com.br/2012/05/uma-boa-acao-que-salvou-um-cedro-rosa-e.html

    Abraço e até logo

    • Vercia Oliver Says:

      VANDALO VERDE IDENTIFICO-ME COM A SUA CAUSA, POIS SOU UMA APAIXONADA POR ARVORES,INDEPENDENDENTE DA ESPECIE,SE NATIVAS OU NÃO…SÃO VIDA,SÃO AMIGAS,SÃO LINDAS EM SUAS DIFERENTES FORMAS…CONVERSO COM ELAS…ABRAÇO…RECEBO SUAS MENSAGENS…SEU CARINHO…SUA FORÇA.E BRIGO POR ELAS COM VONTADE E AMOR…SOU “FÃ ARDOROSA DO VERDE E DA NATUREZA EM SUAS NUANCES” SIGA EM FRENTE,NÃO DESISTA!

  2. Eu também fico indignada quando cortam árvores ao invés de cuidar delas. Curitiba já foi bem mais arborizada. Mas, quanto ao Ficus, há uma grande razão para cortar, pois ela é uma árvore que (apesar de linda e abrigar muitos pássaros) pode causar grandes problemas. Próximo da minha casa há um ficus enorme, cujas raizes estão quebrando calçadas e entrando debaixo dos muros. Busque na internet “ficus – perigos” – e você vai ver os prejuizos que suas raizes podem causar: elas crescem muito mais do que a copada e vão muuuuito longe, podem quebrar encanamentos e rachar paredes. Nós estamos pedindo para a prefeitura cortar e plantar outra menos agressiva em seu lugar.

  3. Vercia Oliver Says:

    VANDALO VERDE IDENTIFICO-ME COM A SUA CAUSA, POIS SOU UMA APAIXONADA POR ARVORES,INDEPENDENDENTE DA ESPECIE,SE NATIVAS OU NÃO…SÃO VIDA,SÃO AMIGAS,SÃO LINDAS EM SUAS DIFERENTES FORMAS…CONVERSO COM ELAS…ABRAÇO…RECEBO SUAS MENSAGENS…SEU CARINHO…SUA FORÇA.E BRIGO POR ELAS COM VONTADE E AMOR…SOU “FÃ ARDOROSA DO VERDE E DA NATUREZA EM SUAS NUANCES” SIGA EM FRENTE,NÃO DESISTA!

  4. Vercia Oliver Says:

    De que vale o voto !!!!!! Não é a toa que o livro “preferido” dos políticos,(ao menos os que lêem…) é MAQUIAVEL.Existe uma SABIA FRASE DO MAIS SABIO DE TODOS OS HOMENS QUE PASSOU POR ESTE MUNDO: “NÃO DÊ TEU VOTO A NINGUEM”

  5. Vercia Oliver Says:

    “Estive” em teu blog, e sinceramente fiquei indignada e me emocionei com as imagens de toras caidas,dizimadas,tão indefesas…chorei (sem exagero…sou assim mesmo) eu pego pequenos galhos que se for necessario retirar ( não sem antes pedir permissão à amiga arvore) e replanto em outro local se não for possivel uso como decoração em meu jardim em minha casa com todo o carinho e respeito que lhe deve ser dedicado e quando sei que o espirito da árvore que ali convive com ela ( DRIADES E HAMADRIADES) sofrem e morrem com elas cada vez que são abatidas com essa ferocidade toda fico muito mal.COMO O SER HUMANO SE ACHA TÃO SUPERIOR?!
    Tenho um terreno grande e plantado nele diversas arvores,como um BOSQUE PARTICULAR,amo todas …eu plantei-as todas,são minhas filhas…minhas amigas…e sinto-me feliz e renovada estando com elas e com meus vasos…minhas suculentas,arranjos com cascas de toras que quando vejo abandonadas “arrasto” para meu “castelo”. E podes ter certeza…NINGUEM DERRUBA MESMO… denuncio o que estiver irregular na área em defesa do MEU VERDE AMADO. Ainda bem que aqui,como é área de preservação…chamou fiscalização…e policia…vem.Defendo até terreno abandonado com mato natural (lindo!) para que não vire depósito de lixo e restos de construção. PODEM ME CHAMAR DE LOUCA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: