Tratamento natural para jabuticabas

Minha Jabuticabeira em Cabo Frio foi atacada por uma praga a um ano atrás. Parecia uma espécie de pulgão.

Elas não estão maduras, estão cobertas de bichos!

Elas não estão maduras, estão cobertas de bichos!


Me lembrei do remédio que o Mago Jardineiro me ensinou. Um chá forte de tabaco (no caso fumo de corda) e citronela.
Deixe o remédio repousar de um dia para o outro.

Deixe o remédio repousar de um dia para o outro.


Aplicado com um burrifador, em menos de uma semana os insetos desapareceram. É bom continuar com o tratamento por mais uma semana para garantir que eles não voltem.
Um dia após a aplicação as jabuticabas já mostram sinais claros de recuperação.

Um dia após a aplicação as jabuticabas já mostram sinais claros de recuperação.


Você pode usar um pincel para tirar os insetos mortos de cima das frutas.
Completamente curadas em menos de uma semana e sem produtos químicos!

Completamente curadas em menos de uma semana e sem produtos químicos!


Amadurecendo.... nós e os vizinhos comemos uma bela baciada.

Amadurecendo.... nós e os vizinhos comemos uma bela baciada.

7 Respostas to “Tratamento natural para jabuticabas”

  1. Finalmente uma utilidade para o fumo! Obrigado pela dica!!
    Paz e luz!

  2. (muito lindas as fotos junto com os posts)
    Esse chá de tabaco é infalível! Sempre uso quando os pulgões atacam as flores-de-cera do meu avô :D
    Curti o blog, vou acompanhar.
    Um abraço gaúcho.

  3. Preciso dessa receita p minha horta caseira. Me passa por e-mail.

    Grato

  4. andreia caldeira Says:

    eu faço diferente…em um borrifador uso umas 4 bias(o que sobra do cigarro)e duas colheres de detergente de pia sem cheiro o incolor tb e infalivel e mais facil de encontrar do que o fumo de rolo

  5. Pedro Henrique Martins Says:

    Boa noite, tudo bem?

    Tenho uma jabuticabeira em vaso em caso é ela está exatamente com esse problema. Você poderia me passar essa receita certinho para eu fazer?

  6. Como faz a receita me passei ?

    bazz_augusto@hotmail.com

  7. LUIS FERNANDO Says:

    Segue a receita
    Ingredientes:
    250 g de fumo de corda
    100 ml de álcool hidratado (comum)
    1 litro de água fervente

    Modo de preparo:
    Pique o fumo de corda e coloque-o numa vasilha com tampa. Acrescente a água fervente e tampe, deixando a mistura em repouso por 24 horas. Depois disso, agite o conteúdo e filtre-o em pano fino espremendo bem para retirar o máximo de extrato. Acrescente o álcool, que servirá de conservante para a solução. Guarde-a em um frasco escuro. Para o tratamento das plantas infestadas, dilua 100 ml da solução de fumo em 1 litro de água. Acrescente dez gotas de detergente caseiro (para quebrar a tensão superficial da água) e pulverize sobre as plantas. Repita a aplicação quando necessário.

Deixe um comentário

