Cobertura vegetal urbana melhora conforto térmico em residências

Cobertura vegetal urbana melhora conforto térmico em residências
(Fonte: Corredores de biodiversidade da mata atlântica)

Por Júlio Bernardes

Pesquisa feita em três regiões da cidade de São Paulo comprova que a vegetação urbana reduz a necessidade de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado para manter o conforto térmico em residências, podendo reduzir o consumo de energia elétrica. O trabalho foi apresentado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, pela engenheira agrônoma Giuliana Del Nero Velasco, que sugere o plantio de árvores de grande porte no sistema viário para ampliar a redução de temperatura obtida com a cobertura vegetal.

O trabalho analisou áreas com diferentes densidades de vegetação na Zona Sul da cidade, a primeira com 3,72% de cobertura verde, a segunda com 11,71% e a terceira com 33,92%. “Os locais foram escolhidos por geoprocessamento, a partir das imagens de alta resolução do satélite Ikonos II”, explica Giuliana. “Após a aplicação do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e análise de mapas de clima já existentes, foi feito um levantamento de campo para confirmar os dados do sensoriamento remoto e definida uma amostragem de 100 residências em cada área”. (…)

No mês mais quente medido pela pesquisa (março), a área com menor vegetação apresentou 10 graus-hora de calor por dia, contra 3,91 graus-hora de calor da região com maior cobertura vegetal. “Isto mostra que o local com menos cobertura arbórea possui uma necessidade maior de refrigeração artificial”, ressalta Giuliana, acrescentando que a temperatura às 9 horas chegou a ser 2,14 graus maior que a região mais arborizada. (…)

Segundo a engenheira agrônoma, os benefícios serão maiores com o plantio de espécies de grande porte e não de arbustos. “Além de reduzir a temperatura, elas retêm poluentes, absorvem gás carbônico e reduzem o impacto das chuvas em maior escala, pois possuem copa e estrutura para isso”, ressalta. “O impacto das árvores na rede elétrica pode ser reduzido com o uso de fiação compacta, que não implica em aumento de custos e evitam podas em excesso”.

Leia mais em: http://www.corredores.org.br/?pageId=noticias&docId=3850

E assista ao vídeo do programa Cidades e Soluções – Greenbuilding, em:
http://www.mundosustentavel.com.br/globo220608.asp

Anúncios

7 Respostas to “Cobertura vegetal urbana melhora conforto térmico em residências”

  1. Não é exatamente um comentario, mas achei que tem tudo a ver com o blog:

    “Arquiteta recicla orquídeas e muda paisagem de avenida em SP; veja
    da Folha Online

    O apreço pelas causas ecológicas levou uma argentina a reciclar orquídeas que, depois de usadas para enfeitar festas e residências, eram jogadas no lixo próximo a sua casa. Hoje, ela recolhe este material e, depois, replanta em um canteiro na avenida 9 de Julho, em São Paulo. ”

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u436761.shtml

  2. Socorro!
    mandei um convite ao grupo carioca, a 2 semanas sem resposta!
    o email esta desativado?
    estou perto da urgencia e seria muito bom a todos se o grupo comparesse nesse evento
    obrigado

  3. Muito importante esse trabalho, que demonstra cientificamente o que a gente já percebe quando anda pela cidade. O problema é que pra ter mais árvores (e de grande porte), é preciso ter calçadas largas, o que significa sacrificar o espaço roubado pelos automóveis.

  4. Li sobre a jardinagem libertária na Folha de S. Paulo e achei ótima idéia. Como estudante de jornalismo e integrante da equipe que produz o jornal-laboratório da faculdade de Comunicação da UnB neste semestre, além de praticante de yoga e vegetariano há 3 anos, me interessei bastante pela questão e vou procurar informações a respeito do movimento aqui em Brasília (não acredito que exista, mas não custa procurar). De repente, vira até matéria no jornal daqui :)
    abraços

  5. Saiu hoje 23/10, no caderno Equilíbrio da Folha de São Paulo, uma matéria muito interessante sobre o conforto térmico proporcionado pelas árvores.
    Vale a leitura.
    Abraços
    Tatiana Meyer

  6. […] Esse post do Blog da Jardinágem Libertária, também aborda o tema. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: