Utilização Racional do Espaço

Olá pessoal
estou mandando umas fotos pra provar que quando a gente quer a gente faz.. qualquer coisa.
Hoje de manhã, colhi um pé de alface, como venho fazendo com a salsa, o coentro, o almeirão , a rúcula, e em breve com a cenoura. Tudo na minha pequena propriedade rural de 35 centimetros, por 1,70 metros. A partir de meu lixo doméstico, com a ajuda de minhas amigas minhocas e de minha filha, ai está o que dá pra fazer.
Em breve teremos bertalha, pimenta de cheiro e cebolinha francesa , além de Machê (uma alface metida a besta). isso em irrisórios 66 centimetros quadrados (e umas 4 garrafas pet)…. imagina com um pouquinho mais.
Pensa nas impossibilidades da sua vida. nos argumentos “não dá”, nas coisas que parecem de malucos… e na mediocridade que nos vicia, na falta de iniciativa e da subordinação ao pensamento dominante que nos faz depender dos sistemas de forma passiva..
bem.. vou comer minha alface… ou melhor,… nossa.. servido?
Claudio
claudiofoliver@gmail.com

alface.jpg

16 Respostas to “Utilização Racional do Espaço”

  1. walfridoneto Says:

    Muito bom Cláudio! É isso aí, trazer a vida de volta onde só deixaram concreto, retomar o controle sobre nossas vidas, nossa alimentação e voltar a se divertir com isso!
    Quando eu plantei alfaces, ao invés de colher o pé inteiro, eu arrancava somente as folhas de baixo, que ficavam pesadas demais e começavam a tocar a terra. Assim você não precisa cortar o pé e ele vai continuar te dando folhas por muito tempo.
    abraço e mande mais notícias!

  2. Cláudio, amei sua horta! Eu também acalentei a minha em um canteiro mínimo, no meio de um monte de prédios, e colhi muitos morangos, temperos e tomates! Boa alfaçada!

  3. Olá amigos!
    Gostei da idéia dos canteiros e hortas; onde consigo mais informações sobre como plantar? algum link ae pra dividir?!
    Ou então, Claudio, poste umas fotos de como está o canteiro…
    Obrigado!

  4. Foi inspirada neste projeto, a jardinagem libertária, que o próximo trote de design no cefet será diferente! Será um trote soliário e nele vamos refazer o pomar da AMOAB, que tem uma creche alternativa ao lado, e pintaremos os muros só pra aproveitar a festa!

    Obrigada!
    ;

  5. thiagocastanhodecarvalho Says:

    Legal claudio!
    Ótima foto também! Legal ver uma criança dando valor à terra e à Terra.

    Estou fazendo minha hortinha em casa também. Tomara que dê tudo certo!

    (Aí, rennan, não sou indicado para te responder, mas posso te dar uma opinião: comece a plantar! É o que eu estou fazendo para tentar fazer uma hortinha como a da foto, mas também sou inexperiente. Compre algo q vc gosta e planta!)

  6. Veio !! essa seu site ta massa!!! espero postar mais coisa legal pra deu deixar meu comentario!! um forte abraço!!

  7. Q lindoooooo!
    É isso ae Claudio!
    De tanto o Goura falar vim aki prestigiar!
    Amei essa Alface, amei a iniciativa, uma bela lição!
    Eu já to fazendo minha parte tb, ainda não plantei minha hortinha, mas pra tomar chá no ingles não uso os copos descartáveis mais, tb pra tomar meu caldo de cana quase diário eu levo meu copo de casa! Já adotei minha magrela tb, mas ainda tem pouca segurança na cidade pra ela, temos q dar um jeito!
    Outras coisas q tenho feito para o mundo melhor: xixi de madrugada, descarga só depois do xixi da manhã ;) Banho com menos agua tb é mto importante, não preciso mais dakela ducha maravilhosa só pra mim… pq enquanto eu morro de prazer a natureza pede socorro!
    São pekenas coisas q fazem um mundo melhor, e se vc (leitor) ainda não começou, pode começar q vc vai ver como vai se sentir bem melhor!
    Claudio, Goura e todos envolvidos, PARABENS!
    Q lindo, issu tudo me emociona…
    Paz
    Claudinho Brasil

  8. Que legal Claudio, adorei. Melhor ainda que está passando isso pras novas gerações.
    Estou pesquisando na net.. quero criar minha hortinha logo. Sempre morei em casa, meus pais tem uma linda horta organica.. enorme.. e agora num apê sinto muito falta.. mas isso vai mudar.
    =*

  9. Sou dessa turma também, no meu apartamento, esmagada em dois metros quadrados, há uma horta com guaco, mini-rosas, umas tentativas de bonsai. Minhas tentivas de plantar hortaliças fracassaram, porque a luz em casa é pouca (há um prédio diante da minha janela). Gostaria, quem puder, que me enviasse espécies da plantas, principalmente temperos, que suportem uma situação de menos luz. abraços a todos

  10. cristina maria Says:

    OI CLAUDIO
    ADOREI ESSE PÉ DE ALFACE, AI QUE DELICIA…………
    GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS DE FAZER HORTAS.
    GOSTARIA TBM DE RECEBER SEMPRE NOVIDADES , DE PESSOAS QUE GOSTAM DE MEXER COM RECICLAGEM , JARDIM , ENFIM TUDO DOBRE NATUREZA
    ABRACOS

  11. Zé ninguém Says:

    pesquisando a internet pra procurar informações, ajuda, auxilio pra começar minha horta de apartamento dou de cara com sua experiencia… do caralho! Parabens mano!

    vou começar a minha agora…

  12. Olá!
    muito bacana sua horta. Eu tenho uma floreira onde planto rúcula e manjericão. E é uma delícia quando vou preparar uma refeição e vou até a minha horta de varanja colher minhas folhinhas. Tudo novinho. uma delícia!!! agora, vendo aí… me deu vontade de plantar mais coisas.. quando tiver bem legal vou mandar fotos pra você postar.

    um abraço!

  13. Pessoal, tb to nessa intenção de fazer minha hortinha em casa. Comecei plantando tomates, a partir das sementes, tem uma mudinha que vingou e tá crescendo. Essa semana minha esposa descobriu uma reportagem muito boa sobre hortas caseiras, vejam o link: http://gnt.globo.com/EstarBem/Materias/Saiba-como-fazer-sua-propria-horta-em-casa–E-facil-.html

  14. carlos oliveira Says:

    Os meus parabéns Cláudio. É isso mesmo – e o que nos divertimos no processo, não é?!
    Além de todas as vantagens naturais, económicas e outras mais, saliento o facto de estarmos a estabelecer uma relação à Terra (terra como solo, quer como planeta) que em todo está em falta na maior parte das pessoas que vivem nas cidades. Esta interacção harmoniza-nos a nível psicológico e emocional de forma mais profunda do que à primeira vista possa se pensar. Não somos filhos da Terra, nem sequer exploradores desta, somos Terra, células do seu corpo, e necessitamos da máxima interacção com esta a fim de Sermos Harmoniosamente quem realmente somos. Viva a Natureza e a Alegria – que quanto a mim é o reflexo mais relevante da interacção com esta.
    Abraço Fraterno

  15. Rosangela Aparecida de Moura Machado Says:

    Oi, Claudio!

    Gostei muito da sua iniciativa; aliás, tenho buscado ideia para começar uma horta na varando do meu apartamento, para realizar um sonho antigo…

    Por favor, se você puder, me envie fotos da sua horta, pois gosto de ver fotos de hortas em apartamentos e verificar a disposição dos vasos e das variedades de plantas. Meu e-mail é cia_romoura@yahoo.com.br

    Parabéns!

    Rosângela – São José dos Campos

  16. Maravilhoso!
    Eu vivo chateada de comprar folhas no supermercado. Vem tudo amassado, quebrado, murcho e cheio de agrotóxico.
    Moramos em apto alugado devido a “segurança”, mas desta vez não conseguimos um com varanda.
    Espero que quando a gente se mudar tenhamos uma varandinha para fazer uma hortinha.

    Parabéns!!!

Deixe um comentário

