Relatório do Desafio Intermodal de Curitiba

carchompingearth.jpg

Neste sábado, 08 de dezembro de 2007, ciclistas, ativistas e cidadãos preocupados com o nível alarmante da quantidade de carros na cidade, membros do movimento BICICLETADA de Curitiba, farão a entrega pública do RELATÓRIO OFICIAL DO 1º DESAFIO INTERMODAL DE CURITIBA. O desafio aconteceu no dia 10 de outubro e consistiu numa ´competição´ entre diferentes modais de transporte e que tinha como objetivo provar que a bicicleta é o modal mais inteligente e eficiente para os transportes urbanos.

Dentro das questões globais referentes ao aquecimento do planeta, a crescente devastação dos recursos hídricos, bem como a situação cada vez mais caótica dos centros urbanos, analisando isto tudo de maneira objetiva, sensata e racional, temos que pensar em mudanças. Transformações de hábitos e preconceitos. Desejamos cidades mais limpas, menos barulhentas, mais humanas e criativas.

O carro deve sofrer restrições e é dever dos poderes públicos orquestrarem estas mudanças de maneira que os cidadãos em geral sintam-se seguros e confiantes para deixarem o carro em casa e encarar a bicicleta como meio de transporte.

O ciclista não polui nada. Não precisa incomodar o fundo do oceano para se locomover ou fazer com que monoculturas se tornem presentes no lugar da diversidade das florestas nativas. Tudo o que pede é respeito, espaço para circular com segurança e locais adequados para prender as magrelas. A bicicleta faz parte do trânsito e é agente importantíssimo na mudança de paradigma que está acontecendo. A prefeitura de Curitiba comete um grave erro ao não priorizar o modal bicicleta e ao continuar a favorecer o trânsito dos carros em geral. Por que não ciclofaixas na Mal. Deodoro, Visconde de Guarapuava bem como em todos os recém inaugurados binários da cidade? Aonde estãos os bicicletários e paraciclos nos terminais de ônibus, escolas, hospitais, mercados, museus e centros de cultura? Cadê o estímulo a bicicleta nesta que é conhecida como ´capital ecológica´?

Convidamos, por meio desta carta, representantes da Prefeitura Municipal de Curitiba, bem como jornalistas e cidadãos em geral a comparecerem amanhã, às 11hs da manhã, no pátio da reitoria da UFPR, para receberem uma cópia do RELATÓRIO e conversarem com os ciclistas sobre como anda a situação de quem deseja parar de poluir e começar a se locomover em duas rodas inteligentes, ao invés de quatro rodas sem sentido.

Paralelamente, também amanhã teremos a VAGA VIVA, uma proposta de mostrar a insensatez que é priorizar os carros e não as pessoas na política urbana.

Todos estão convidados a participarem.

Atenciosamente,

Bicicletada de Curitiba

www.bicicletadacuritiba.org

www.bicicletadacuritiba.wordpress.com

SERVIÇO:

Entrega do Relatório do Desafio Intermodal e Vaga Viva

Sábado – 08 de dezembro – 11hs no pátio da Reitoria da UFPR

Contatos:

Jorge Brand – 9678-7091

Luis Patrício – 8416-6101

Fernando Rosenbaum – 9639-2079

Anúncios

3 Respostas to “Relatório do Desafio Intermodal de Curitiba”

  1. a vaga viva é uma ação bem interessente, expõe o espaço desperdiçado com o carro e propõe uma outra utilização pra ele.

  2. Olá Walfrido,
    Está ficando lindo isso aqui, hein… ;]
    Engraçado que esses dias mesmo estava organizando algumas coisas aqui pra começar a fazer coisas nesse sentido. Dei uma pausa nas idéias porque iria viajar esse final de ano… mas vamos mantendo contato, que já já espero que surjam coisas interessantes por aqui, e vou torcer pra que venham coisas boas dai também, como já está acontecendo… =)

    Abração!
    Túlio

  3. muito legal!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: