mini-horta de apartamento

Algumas fotos da minha jardineira. Eu moro perto da Baixada do Atlético, em Curitiba, e em um espaço de mais ou menos 2m x 30cm, deu pra cultivar uma pequena variedade de plantas. Andei plantando algumas coisas na minha rua e no meu prédio também, mas ainda não fotografei.
Essa jardineira é como um laboratório e um berçário. Se eu tenho sementes, estacas ou mudas, vai tudo para lá, e o que fica grande demais para a jardineira, vai para qualquer outro lugar.

horta_ap_legenda.jpg

Além do que dá pra ver fácil, tem outras coisas que estão por baixo, ou imperceptíveis na foto, como uma muda de Guapuruvu, árvore nativa do Paraná (clique aqui para saber mais), brócolis, cebolinha, mangueira, hortelã, etc..
O tomateiro veio de um pedaço de tomate que estragou na minha geladeira e foi adubar a jardineira. Uns 2 meses depois começaram a aparecer vários pés (14 no total). Tirei quase todos e plantei em outros lugares. Deixei uns 3. Todos já têm flores e um tem um pequeno tomatinho.

tomate.jpg

As ervilhas sempre crescem mais rápido do que eu consigo arranjar estacas para elas se segurarem, mas precisaria de mais espaço pra ter uma quantidade que desse uma salada. A malva dá lindas flores lilás, é boa para curar inflamações da boca (aftas e gengivites) e garganta e tem outras propriedades medicinais (clique aqui para saber mais).

ervilhas.jpg

E ainda tem outras plantas e flores que atraem e alimentam pássaros e borboletas, que sempre fazem visitas à jardineira.

27 Respostas to “mini-horta de apartamento”

  1. […] Mini-horta de apartamento Minha primeira dica eu considero a melhor mas infelizmente ela não está à venda em nenhum lugar da internet. Trata-se da Windowherbs uma metade de um vaso com duas ventosas desenvolvidas pelo Tineke Beunders. […]

  2. será q foi seu jardim que eu vi numa “praçinha” logo abaixo do tubo Maria Clarâ?

  3. Olá! tudo bem? Em busca de dicas para cultivar uma mini horta em apartamento encontrei seu comentário. Tenho dúvidas, em quais vasos vcocê cultivou? deixou no chão ou pôs em algum banco…? usou aquela técnica de por pedras ou pedaços de argila no fundo do recipiente para drenar a água? plantou mudas ou sementes? aguardo anciosa seu retorno. Abraço. Uma òtima semana.

  4. Trabalho com cultivo de plantas ornamentais e resolvi cultivar ervas e temperos em mini hortas para apartamentos ou pequenos espaços.
    Gostei da consorciação que fizestes, a natureza agradece,só tem plantas que necessitam mais luz. Cultivo em floreiras, vasos, de cimento, ceramica ou plástico, em diferentes alturas e formatos. Inclusive com mão francesa para por nas paredes e muros. É gostoso semear e ver nascer, mas adianta o trabalho se comprar mudas prontas em feiras ou floriculturas. Pode optar por cultivo orgânico. Abraço, boa sorte.

    • carla cristina p. saladini Says:

      maria de vc é eu estou estudando e peguei esse tema como meu empreedimento pois é a minha empresa e gostaria que ramo é ? e como devo oficializar minha empresa?

  5. Estou querendo também fazer uma hortinha na sacado do meu apartamento, mas fiquei sabendo que deverei ter cuidado pois existe ervas que não se adaptam próximas de uma das outras. Vc sabe me minformar quais as ervas eu poderei plantar na mesma jardineira. Ficarei muito agradecida por sua ajuda.

    Abraços!

  6. Utilizo uma caixa de plástico grande, com várias garrafas PET cortadas ao meio, com pequenos furos no fundo para sair o excesso de água, bem como uma camada mina de areia no fundo da caixa, para não empoçar o excesso de água que possa sair pelos furos.

    • Isaias Blanc Says:

      Estou querendo fazer uma horta no meu terraço utilizando como jardineira as garrafas PET cortadas ao meio, mas com uma estrutura que as garrafas ficassem fixadas em uma base em vez de amontoadas em caixas; pensei em amarrar-las em cordas de nylon.
      você teria alguma sugestão melhor para montar esses suportes?

      • estou pensando em fazer orta em casa. mas o que vc plantaria em uma garrafa pete? Dá para plantar o que?

      • Oi em Curitba na rua 15(centro) vi umas estruturas de metal vazadas,com o tamanho certo para encaixar vazinhos,talvez ir aonde o pessoal fabrica grades de ferro e fazer o orçamento de um banquinho já todo vazado (quem sabe seja algo que voc~e possa bolar mandar fabricar e por nos mercados de flores para vender, tinham umas estruturas que imitavam arvores em cone,ocupavam pouco espaço em baixo,com muitas plantas para cima ,boas estruturas para morango.

        márlei

  7. Adorei!!!
    Moro em apto.,felizmente tenho uma área não muito grande,planto além das minhas folhagens algumas árvorezinhas e trepadeiras,tenho:pitangueira,goiabeira,amoreira etc.,agora,tomates,feijão de fava,vamos ver…..
    adorei suas plantinhas,sou louquinha por terra,plantas e animais,hahahahaha
    Parabéns
    susy

  8. Oi,
    vi num dos comentários “mão francesa”o que é isto?
    obrigada
    Susy

  9. Sergio Andrade Says:

    Moro em Aracaju, capital de Sergipe(Nordeste), uma cidade que está se urbanizando rapidamente.

    Aqui as pessoas infelizmente valorizam muito a frequência aos Shopings Centers, como todos sabem um local que induz muito ao consumismo.
    Qual a opinião de vocês sobre o assunto ?

    Valeu !!!!!!!

  10. Liana Martinelli Says:

    Olá,
    Fazemos projeto de mini horta para casas e apartamentos.
    Vendemos mudas, vasos, terra e húmus.
    Variedades mais utilizadas:manjericão, salsa, oregano,pimenta.
    Possibilidade de cultivo de tomate. Produzimos mudas.
    Atendemos Santos e Região.
    Entre em contato através do e-mail : liana_martinelli@hotmail.com
    Web page em construção: ErvasEmCasa.site.com.br
    Sds,

  11. sou fabricante de vasos flexiveis para mudas, gostaria de saber se vcs gostariam de revende-los para o seu publico… se tiverem interesse mandarei fotos e preços…
    Atenciosamente
    Evandro

  12. MORO EM BALNEARIU CAMBORIU E GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO COMPRA A HORTA MOVEL PARA APARTAMENTO.PODERIA ME INFORMAR UM FORNECEDOR NA REGIAO.

    GRATA

  13. o que é horta móvel? gostaria de comprar se é o que estou pensando

  14. Moro num lugarzinho do interior de minas e meu terreno dá pra plantar mais coisas mas, como já tenho mais de 60 anos, estou fazendo uma hortinha suspensa, para não ter de me curvar muito e mesmo assim poder curtir minhas plantinhas. Adorei ver sua animação e seu “dedo verde” plantando para você e para outras pessoas. Felicidades.

    • para ter vasos suspensos sem ter muito trabalho,(menor manuntenção)faça de garrafa pet,cortada com uma altura de uns 10 ou 15 cm, usando esta parte como prato,coloque a parte de cima de ponta cabeça ,neste pratinho (não terá problema com larvas de pernilongos) e segura uma humidade legal ,para pendurar uso a imaginação e arames ou cordinhas que estiverem a mão

  15. oi as ervilhas colhidas voc~e pode guardar no freezer,até completar umas 20 e fazer um risotinho de ervilhas ,com o seu tomate e cebolinhas.
    Dá muito prazer comer o que você colheu aos pouquinhos

  16. josé filipi santiago Says:

    quero saber, como plantar tomate?

  17. Diane Santos Says:

    Queria saber mais sobre as hortas em apartamentos,estou me mudando para um jk e na cozinha queria cultivar alguns produtos,porém não tenho nem sacada nem área de serviço,então tudo se concentra na cozinha!

  18. Maria Edijane Says:

    de quanto é o capital para comoçar uma mimi horta?

  19. Mais uma vez, comparando com organismo humano,
    se corpo okay nutrido (como uma planta orgânica), este possui um sistema de resguardo que
    produz anticorpos de forma mais eficiente. http://horta-organica.com

Deixe um comentário

